segunda-feira, 10 de julho de 2023

Filho Pródigo

A parábola bíblica do Filho Pródigo é uma história que tem ensinos maravilhosos. Retrata um filho mais novo que deseja assumir o controle de sua própria herança enquanto seu Pai ainda está vivo. No entanto, devido à sua prodigalidade, ele dissipa os recursos com gastos excessivos em prazeres pessoais de maneira libertina e desequilibrada. Pós isso, ele passa fome e deseja voltar como um escravo para casa do seu pai. O pai o recebe de volta, mas não como um servo, mas como filho. Seu irmão mais velho não o aceita por acreditar que ele perdeu a condição do Filho por ter saído da casa do Pai e gastado todos os seus bens de forma dissoluta.

Quais lições podemos tirar desta párabola?

Essa parábola está inserida em um contexto que inclui outras duas parábolas: a das 100 ovelhas e a da dracma perdida. Ambas as parábolas ilustram o cotidiano de um trabalhador naquela época, que ao perder algo de valor do seu ponto de vista, se vê obrigado a interromper suas atividades diárias para investir tempo e esforço na busca por aquilo que foi perdido. Estamos falando de ovelhas e uma dracma que são de menor importância quando comparadas a uma pessoa. A parábola do filho pródigo demonstra como Deus valoriza seus filhos, mesmo depois de terem vivido uma vida promíscua, esbanjando todos os bens de forma dissoluta.

Se os seres humanos valorizam ovelhas e dinheiro, reconhecem os esforços necessários para encontrá-las, por que Deus não valorizaria o arrependimento de Seu filho desviado? Simplesmente porque, na mente do "irmão mais velho", ele desperdiçou os bens, ou seja, os bens valem mais do que seu irmão errante. Seu eu perguntasse aqui: Quem se identifica com o irmão mais velho? Muitos levantariam a mão! Valorizamos mais coisas do que pessoas.

A lição central da parábola do Filho Pródigo é o coração cheio de graça do Pai. Mesmo que o filho mais novo tenha desperdiçado sua herança e levado uma vida dissoluta, quando ele finalmente retorna arrependido, o Pai o recebe de braços abertos, sem fazer julgamentos ou guardar ressentimentos. Essa história revela a magnitude do amor incondicional de Deus, que está sempre disposto a perdoar e restaurar aqueles que se afastaram.

Outra lição importante é compreender que o irmão mais velho é aquele que está ao lado do Pai, realizando ações, mas que ainda não compreendeu verdadeiramente o coração do Pai. Você entende? As pessoas valorizam seus bens, dedicam esforços e se doam por suas posses, mas não compreendem o que Deus realmente valoriza que são pessoas.

Que Jesus tenha misericórdia de nós!

Nenhum comentário:

Devocional 17 - Conhecimento Revelacional

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17 O d...