sábado, 29 de julho de 2023

Pequeno Estudo Sobre a Visão de Isaias 6

Nesse contexto, Isaias encontrava-se preocupado após a morte do Rei Uzias. Entretanto, quando foi buscar respostas no templo, teve uma visão extraordinária. Nessa visão, ele pôde compreender que a verdadeira realidade e o verdadeiro problema estavam em outro âmbito.

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. Isaías 6:1, 2

Isaias percebeu que o verdadeiro Rei estava assentado no trono celestial. Isso significa que, apesar das circunstâncias terrenas e da morte de um rei terreno, nada havia mudado no plano divino. Deus continuava no controle supremo. Essa visão ampliou a perspectiva de Isaias, levando-o a enxergar além da realidade física e a compreender a realidade espiritual.

A morte do rei Uzias, em si, não era o problema principal. O verdadeiro problema estava nos lábios impuros de Isaias e do povo como um todo. Através da interpretação da visão, Isaias entendeu que sua missão era proclamar a Santidade do Senhor. Porém, como poderia cumprir essa tarefa com lábios impuros?

  • Seis Asas - Que anjo precisaria de seis asas? Não se aplica a eles a Lei da Gravidade. Como é uma visão, signfica que há simbolos por trás que sugerem uma interpretação. Seis representa o numero humano, permitindo a interpretação de que Proclamar a Santidade é função do homem transformado.
  • Duas cobriam o rosto. Existe mais de uma interpretação para essa passagem, uma delas é que ele cobriam o rosto poque não podiam contemplar a Deus. Outra intepretação é que ele cobriam o rosto porque a Proclamação da Santidade não pode ter o nome de um grupo ou denominação.
  • Pés são simbolos de domínio. Duas cobriam os Pés tbm dando idéia de que ninguém pode dominar, não pertence a ninguém.

Nesse sentido, a visão não apenas revelou a grandiosidade e a soberania de Deus, mas também mostrou a necessidade de purificação e santificação. Isaias reconheceu que antes de proclamar a Santidade divina, ele mesmo precisava ser purificado e transformado. Essa conscientização revelou a importância da santidade pessoal e da busca pela purificação espiritual como pré-requisito para cumprir o propósito divino.

Assim, a visão de Isaias foi um momento de confronto de sua realidade. Ele compreendeu que a morte de um rei terreno não era o seu pior problema, mas sim a sua própria condição interior e a necessidade de purificação. Esse entendimento levou Isaias a notar sua realidade e desejar por purificação e, posteriormente, a oferecer-se voluntariamente para a missão de proclamar a Palavra de Deus

E clamavam uns para os outros, dizendo: "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Isaías 6:3 ARC)

  • É unico atributo de Deus elevado a repetição.
  • Os tres vezes Santo pode se referir a trindade, entretando a corrente mais forte é que a Repetição deste atributo é para tornar Deus como referencia incomparável, superlativo, distindo de toda a criação.
  • Os serafins são seres ardentes. Suas seis asas simbolizam o número do homem, indicando que o homem transformado deve proclamar a santidade do Senhor. Representa a necessidade de proclamar a santidade de Deus com intensidade, ardendo por isso, até que toda a Terra seja preenchida com o conhecimento da glória do Senhor.

Então, eu disse: "Ai de mim, pois estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!" Mas um dos serafins voou em minha direção, trazendo na mão uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz; com ela tocou a minha boca e disse: "Agora que isso tocou os teus lábios, a tua iniquidade foi removida, e o teu pecado está purificado." (Isaías 6:6-7 ARC)

Isaías teve uma experiência e, nesse processo, percebeu algumas coisas acerca de si mesmo:

  • Ele compreendeu sua condição em relação ao Senhor - existia um abismo entre ele e o Senhor (versículo 5).
  • Ele também percebeu a condição do povo em relação ao Senhor (versículo 5).
  • Isaías entendeu seu chamado e a distância que havia entre ele e esse chamado (versículo 5).
  • Após essa autoconsciência, ele teve uma experiência de transformação (versículos 6 e 7):
    • a) Foi perdoado (versículo 7).
    • b) Foi purificado (versículo 7).
  • O símbolo dessa transformação é uma brasa viva que não pode ser tocada sem o devido equipamento correto (versículo 6). A tenaz é o símbolo dessa capacitação.


Devocional 17 - Conhecimento Revelacional

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17 O d...