sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Cuidado com a Cultura da Segurança

Existe uma cultura de segurança que tem sido fomentada e hoje gera perigos para a sociedade em geral. Inclusive a liberdade de expressão, a própria saúde mental e a educação planejada, assim como a política, são alvo de críticas de um grupo que chama isso de democracia.

A geração que está se tornando adulta não está conseguindo lidar com alguns desafios que outras gerações enfrentaram. Um exemplo é que geralmente cultivam a ideia de que seus sentimentos estão sempre certos; que devem evitar dor e desconforto; e que devem procurar defeitos nos outros e não em si mesmos.

É a síndrome de Peter Pan alimentada por adultos, protegida e supervisionada por adultos que adotaram essa cultura de segurança. Apesar da boa intenção, na verdade o resultado tem sido o oposto de coragem, crescimento e antifragilidade. Esse pensamento implantado é o de que o que não te mata, torna você mais fraco; ou de sempre confiar em seus sentimentos; e de ver a vida como uma batalha entre pessoas boas e pessoas más.

Em vez de superproteger uma criança de uma possível doença, anomalia ou coisas do tipo, por que não expô-la na medida certa, usando a mesma lógica da vacina?

A verdade é que evitar aquilo que te faz mal acaba te enfraquecendo de alguma maneira.

Devocional 17 - Conhecimento Revelacional

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17 O d...