quarta-feira, 13 de junho de 2018

Paternidade Espiritual: O Exemplo do Bom Pai

Paternidade Espiritual foi algo esquecido pela Igreja durante muito tempo, mesmo com a Bíblia repleta de informações sobre a Paternidade de Deus. Como ilustração, podemos pensar que tbm em uma família biológica não existe apenas irmãos, mas pais e mães. O próprio Deus se propõe como Pai. Jesus o chama de Pai na oração do Pai Nosso.

Em 2 Coríntios 6:18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.” Deus nos vê como uma grande família. Em I Coríntios 4:14-18, Paulo chama a Igreja em Corintos e Timóteo de filhos. Em Mateus 5:48 diz “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Enfim, existem 13 citações de Jesus e dos apóstolos chamando seus Discípulos de filhos e muitas outras fazendo menção sobre a paternidade.

Era assim com Jesus, também como os apóstolos e não diferente nos dias atuais. Definitivamente, a visão de Paternidade é bíblica e eu creio nela como bússola dentro das comunidades e "igrejas" locais. Por isso, abaixo vou destacar três maneiras de enxerga-las:
  1. O Pai que gera filhos, mas não CUIDA e não assume nada na formação.
  2. O Pai "Super Protetor" que gera filhos assumindo a responsabilidade de alimentá-los e protegê-los, mas esquecendo de corrigi-los.
  3. Por fim existe o PAI no exemplo de Jesus e dos Apóstolos - Aquele que faz todas as coisas boas que outros pais citados fazem, mas que vai muito além porque compreende que corrigir é também cuidar. O Bom PAI compreende a responsabilidade de levar o seu filho a um caráter exemplar. Este é aquele que ensina a criança NO CAMINHO. Aquele que ensina com exemplo.
Como na família, assim é na igreja do Senhor Jesus. O Pai espiritual investe em seus filhos, tanto no carinho quanto na disciplina para gerar o caráter referência, o de Cristo. É o tipo de Paternidade que a Bíblia tem nos ensinando através de exemplos do discipulado de Jesus e de seus apóstolos. 

Sabe o que é mais interessante? Jesus e Paulo foram os maiores discipuladores e Pais espirituais que existiram, e ambos foram solteiros e não tiveram filhos biológicos. Esta é a grande lição: O Bom Pai, não é uma tarefa meramente humana, mas de geração e cuidados espirituais. O Bom Pai sabe o valor de investir amor na vida de alguém. Afinal, o amor nunca falha. 

Devocional 17 - Conhecimento Revelacional

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17 O d...