sexta-feira, 27 de julho de 2012

Devocional 21 - Pão Nosso - Parte 2


O pão nosso de cada dia nos dá hoje; Mateus 6:11

Direto ao ponto: Podemos especular três formas de entender O Pão desta oração modelo: 
  1. Pão Espiritual - Matheus 4:4 - "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus."
Viver é mais do que provisão física e mais que um sentido existencial. È explorar todo potencial da vida humana. A resposta de Jesus em Matheus 4:4 exige o entendimento de que vivemos com muito mais do que um pão que atende a necessidade física. Existe uma necessidade espiritual e afetiva. Redirecionam nossas prioridades a busca do pão espiritual alimenta todo o ser.
  1. Pão Afetivo - Quando Deus criou o homem, Ele sabia desta necessidade ao dizer: "Não é bom que homem viva só." A primeira negativa de Deus no registro de Genesis. Solidão é o primeiro problema encontrado nas Escrituras.
Deus conhece o homem mais do que homem conhece a si mesmo. Ele fornece suprimentos vitais para alma humana. Uma das provas disto é que "comunhão" é uma das palavras mais celebradas no contexto cristão e é uma das formas de suprir a carência de relacionar. O incentivo de Deus a Comunhão exemplifica bem o seu zelo pelas necessidades humanas
  1. Pão Físico - Quando Jesus disse na continuação do Cap. 6 Matheus: "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?" O cargo da provisão diária no Reino de Deus é de Deus, O  Pai que sabe dar coisas maravilhosas aos Filhos.
O pão físico é um modo de expressar a providencia para as necessidades do homem como vestimentas e comida, provisão para tudo que é uma necessidade do ser do homem como a saúde por exemplo.  

A busca do pão é uma oportunidade de confiança na provisão. O detalhe intrigante desta oração é que apenas neste momento podemos pedir alguma coisa para nós mesmos. A oração aponta que não é errado pedir desde que as prioridades estejam estabelecidas de acordo com a Vontade do Senhor.

Para finalizar, existem dois exemplos bíblicos a respeito do Pão. Vamos a eles:
  1. Santa Ceia (Matheus 26:27): Simboliza os três elementos da provisão de Deus. 1) O próprio Jesus como o Pão vivo que desceu do céu. Toda sua vida confirma isso. 2) O movimento de comunhão com os discípulos onde estão celebrando aquele momento único. Relacionamentos, momentos de intimidade e muitas satisfações ligadas a alma. 3) O pão físico simbolizado no pão do fermento e no Vinho. Os três alimentam a necessidade do corpo humano.
  2. Igreja Primitiva (Atos 2:42): Lucas o autor do livro de Atos está mostrando que aquilo era fruto de ação movida pelo Espírito Santo. 1)” E perseveravam na doutrina dos apóstolos,” "e nas orações." - PÃO ESPIRITUAL 2) Na comunhão. - PÃO DO AFETO 3) No partir do pão. - PÃO FÍSICO

Nenhum comentário: