quarta-feira, 25 de julho de 2012

Devocional 20 - Pão Nosso (Parte 1)

Pão Nosso


O pão nosso de cada dia nos dá hoje; Mateus 6:11

A oração do Pai nosso é uma oração modelo em resposta a dúvida do discípulo como registra no livro de Lucas 11:1. Uma comunicação de Jesus sobre o Reino de Deus.

No Pão nosso, a providencia de Deus é para representar o meio pelo qual Deus governa o universo.

Para começar, devemos pensar que pedir o pão é pedir aquilo que é básico. O básico é oposto do supérfluo. A oração do Pai Nosso vem em contraponto às vãs repetições que são motivadas por cobiça. A ambição influência e prioriza uma busca de coisas desnecessárias. Jesus estava dizendo: Não se doe por superficialidade!

Na Bíblia, o homem é conhecido por sua tricotomia, termo utilizado para dizer que o ele compõe-se de elementos essenciais como espírito, a alma e o corpo como mostra em1 Tes 5:23. Ao refletirmos, vamos perceber que o homem precisa de muito mais do que comida. O pão cotidiano é para o ser;

Jesus indica a providencia como o "pão nosso", ou seja, não é um pão individual. A providência do Pai Nosso é para os todos os filhos. É nosso, tanto o pai como o pão. O nosso reforça esta visão dos Filhos em comunidade.

O pão comunitário instrui o verdadeiro milagre da multiplicação. Ao dividir o pão com o meu próximo, o pão deixa de ser dividido para ser multiplicado. O que era um passa a ser dois. Este é o verdadeiro milagre. O eu não querendo viver mais para si mesmo, mas ser transformado em nosso. O que é meu não é mais, agora é nosso.

Concluindo:
  • O Pão Nosso é uma das formas de providência de Deus. É através da providencia que Deus governa o universo.
  • Orar pedindo o pão se opõe a aquilo que é supérfluo. A oração modelo é um contra ponto as orações movidas por cobiça criticadas por Jesus. 
  • O Pão Nosso é uma referencia do alimento para o Ser: Espírito, alma e corpo. 
  • O pão nosso é coletivo indicando que Deus prover ao seu Reino e não a um desejo individualista. O pão nosso indica o tipo de vida em comunidade que Deus deseja. 
  • O pão nosso ensina o primeiro passo do milagre da multiplicação. O pão único que quando dividido passa a ser dois.

Nenhum comentário: