quarta-feira, 18 de julho de 2012

Devocional 19 - Que tipo de zelo você tem?


Pessoa Zelosa
A melhor imagem de ZELO que achei
"No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;"Romanos 12.11

"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra." Oséias 6:3

Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:10

Ouvi "remotamente" em algum lugar que a palavra grega zelo deu origem aos zelotes. Zelotes era um grupo político/religioso dentro do Judaísmo que acreditavam que o Reino de Deus era tomado por força. No tempo de Jesus, alguns zelotes passaram a ser admiradores zelosos de Jesus Cristo. Se a palavra "zelo" tem origem na lingua grega e representa um grupo de certa forma tão radical, ao olharmos a mitologia grega vamos perceber que “zelo” para eles era uma espécie de deus ou semideus representado por um homem fraco que tira força de sua fraqueza.

Observou como isso soa interessante! Um palavra que nomea/intitula um grupo radical religioso e político e um homem fraco que usa fraqueza para virar herói. Das duas formas, estes conceitos me lembra Paulo que um dia foi Saulo. Apesar de Paulo ter sido fariseu um grupo rival aos zelotes, Paulo foi alguém radical que descobriu a sua ignorância e fraqueza após o poderoso "banho" da conscientização de sua realidade humana (arrependimento+conversão). Depois de convertido a Jesus, o mesmo Paulo se tornou notável nas Escrituras Sagradas e na história do Cristianismo por seu zelo.

Em nossa língua, zelo significa empenho cuidadoso na execução de alguma coisa. Quando referimos sobre o zelo a respeito de alguém, queremos dizer que a pessoa zelosa tem uma amizade atenciosa e viva por algo ou alguém. Na maioria das vezes é um elogio chamar alguém de zeloso. Mas, observe que a maioria das vezes não significa que são todas às vezes. Existem exceções. Existe uma espécie de zelo ruim dos quais destaco dois:

Zelo sem conhecimento.
Zelo remisso (Indolente, descuidado e frio)

Se analisarmos, o zelo de alguém precisa se apoiar em alguma coisa. Só temos zelo por alguém ou por algo. Tem que ter um alvo para zelar. Ou seja, objeto por qual se zela. O problema do zelo sem conhecimento é que de certa o zelo se apóia também na ignorância. E de uma forma indireta, o zelo começa a "zelar" pela estupidez do que se imagina ser o alvo.

Observe que no início do capítulo de Romanos 12, Paulo introduz a idéia sobre culto racional. O zelo está contido dentro deste culto racional. Em outras palavras, zele por aquilo que você tem conhecimento.

Se ampliarmos a visão, vamos perceber que este tipo de zelo sem conhecimento é contra a instrução contida nas Escrituras de voltarmos ao Senhor como inicia o texto de Oséias 6. Voltar ao Senhor é voltar para as coisas dentro de sua ordem. Voltar ao Senhor é dizer não ao perececimento causado pela falta de conhecimento. É voltar os olhos para conhecimento de sua Glória, Jesus. Instrui aos homens que aquele que não O conhece que venha conhecê-lo. Aquele que tem certo conhecimento Dele, que prossiga em conhecê-lo. Volte ambos ao Senhor “zelando” com o querer conhecer e com o prosseguir em conhecer porque esta é forma de não perecer. O bom zelo apontado na Bíblia é que aquele que estimula o conhecimento do objeto pelo qual vai se zelar.

Ao dissertar sobre o zelo descuidado, estamos dizendo sobre um zelo apático. Zelo apático tipifica a insensibilidade que a iniqüidade dos últimos dias provoca (Matheus 24:12). É oposto de Fervoroso. Zelo apático é sinônimo do esfriamento do amor Cristão e como consequência disto, é uma das causas da corrupção da verdade. A maior parte da imundícia no meio Cristão é proveniente da falta do bom zelo. É um descaso em relação às coisas que as Escrituras ensinam e direcionam para o Cristão. É uma prova vivencial de que as pessoas estão dando pouco valor àquilo que realmente importa do angulo de Deus.

Que fique a advertência para todos nós.

Para finalizar, algumas sugestões para zelar:
  • Zelo de disciplina na devocional. Ex: Orar e Examinar (ler é diferente de examinar) as Escrituras diariamente.
  • Zelo fervoroso em cumprir o que a Bíblia nos ensina.Obediência é prova de amor.
  • Zelo pelo horário de todas as coisas. Ex: Reuniões de Igreja, horário dos cultos.
  • Zelo pelo cumprimento da palavra empenhada. Ex: Se prometeu tem que cumprir (Não defraudar ninguém com promessas).
  • Zelo amoroso e cuidadoso pelos irmãos. (Zelo em ser compassivo)
  • Zelo cuidadoso com os obrigações cristãs e deveres espirituais.

 Em Jesus.

Nenhum comentário: