sábado, 28 de julho de 2012

Devocional 22 - Chamado - Correr com Cavalos


Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão? Jeremias 12:5

Pelo contexto do livro de Jeremias, Deus estava respondendo que ele não deveria lamentar pela dificuldade que enfretava naquele tempo, pois chegaria um tempo que as coisas ficariam ainda mais difíceis. Precisamos enxergar o texto como um convite de Deus para uma vida de excelência. Não apenas para aquele tempo, mas para o hoje. 

Numa alegoria, podemos dizer que vivemos no hoje os tempos incertos da “enchente do rio Jordão”, onde muitas pessoas estão sedentas pela integridade. O óbvio me diz que só temos sede de algo que nos falta. É uma crise de abstinência do fazer o que é correto. 

Alerta: As pesquisas que indicam que o Evangelho está em crescimento, não se reproduzem em qualidade atestada pela função salina que Deus nos ensinou. Não estamos alcançando a vida de excelência que o Evangelho propõe. Devemos cogitar que "Se o sal não salgar, para nada presta".

Não Lute contra a própria natureza

A bíblia cita em Jeremias 1:5. “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.”

Nossa vinda a este mundo não é por acaso. Jó 31:15 se refere a “Aquele que te formou no ventre”. Romanos 8:30 diz “E aos que predestinou”. Juntando estes versículos, podemos concluir que antes de qualquer coisa, Deus já nos conhecia. Ou seja, de antemão Deus planejou o que fossemos o seu propósito.

De acordo com plano de Deus, existe um alvo existencial.  Tentar ser o que a gente deseja apenas, sem consultar aquele que já me conhecia antes, é lutar contra a própria natureza. Fomos reservados, e dentro deste plano, Ele nos deu para alguma coisa. Dar é o resultado do amor radical de Deus como diz em João 3:16.

Se Ele me conheceu antes mesmo da minha existência, isto me instrui que para conhecer a mim mesmo é necessário ajuda do próprio Deus. Autoconsciência é crível apenas se for a luz do Espírito Santo.

Portanto, não lute contra a própria natureza. Seja sensato e busque a cada dia mais se entregar a Jesus. Não foque as coisas passageiras, focalize as coisas eternas, pois tudo que é passageiro não tem poder de nos limitar o que é eterno. E nós fomos chamadas pelo Eterno e para o eterno.

Para reflexão: Estamos dispostos a pagar o preço desta vida de excelência? Estamos preparados para ouvir o plano de Deus a nosso respeito? Estamos prontos para competir com cavalos? Estamos dispostos a cumprir o IDE de Jesus fora de nosso sítio de Paz?

Que Deus nos dê esta graça

Nenhum comentário: