quarta-feira, 18 de abril de 2012

Notas sobre o livro de Amós


O livro de Amós têm nove capítulos. O autor é o próprio Amós, cujo nome significa "Aquele que suporta a carga ou fardo". O livro é baseado em visões.

Apesar de o autor fazer questão de dizer q ele era pastor de ovelhas de uma cidade chamada Tecoa e não um profeta, no contexto histórico, Amós é considerado um dos profetas e sua linguagem parece ser de alguém que conhecia o ofício de profeta.

O livro é uma mensagem de juízo. Entretanto, devemos lembrar sempre das duas perspectivas que Deus dá ao apresentar o juízo. Primeiro, a advertência acerca do próprio julgamento. Segunda, com advertência do juízo, Deus quer que o pecador se arrependa. Por isso o livro também é uma advertência para chamar o povo ao arrependimento.

O livro não trata apenas do julgamento a Israel, mas também a outras nações. Isto acrescenta a informação importante de que Deus é um juiz universal. Deus como juiz universal, significa também que Ele tem o controle universal. 

Temos que levar em conta que Deus estava estabelecendo uma nação saudável baseada em uma direção de retidão e justiça. A intenção é estabelecer um modelo para o mundo. Por isto neste livro e em outros a bíblia demonstra uma idealização de sociedade.

Observe neste importante detalhe do aspecto social que o livro mostra que o Reino Norte tinha uma prosperidade econômica notável, entretanto a distribuição disso mostrava a desigualdade social. O profeta teve um importante papel ao denunciar isto, na verdade ele se tornou o profeta da justiça social.

Concluindo, o livro de Amós termina com uma promessa de restauração. Pelo contexto desta promessa, o livro aponta que a promessa de restauração de Israel é uma bênção incondicional. Isto não contradiz a ideia de levar o povo ao arrependimento, apenas relata que este dia da restauração iria chegar.

Alguns creem que Israel já está gozando desta promessa e outros não. De qualquer forma, ISRAEL desde 1948 foi restabelecida como nação e já goza de grande prosperidade econômica. Inegavelmente este pode ser um indicativo de que a promessa está se cumprindo.

Nenhum comentário: