terça-feira, 20 de março de 2012

Notas sobre o discipulado

    Notas importantes sobre o discipulado 
    • O lavrador é o primeiro a desfrutar dos frutos. Semelhantemente no discipulado, o primeiro a desfrutar da palavra que vai ministrar na vida do discípulo é o discipulador. Isto confirma a orientação bíblica que “É melhor dar do que receber”.
    • A única barreira intransponível do discipulado é um coração que não é ensinável. Ao longo da vida temos percebido que até uma criança pode ensinar, apenas precisamos estar humildes para perceber. Ou seja, só fica de pé para ensinar quem um dia sentou para aprender. Isto nos indica que antes de discipular é preciso ser discípulo.
    • Uma vez a perguntaram para um Pastor qual é o critério, disciplina e rigor do discipulado. Para minha surpresa a resposta não foi definida com leis e regras, mas sim pela paixão e qualidade que o discipulado deve causar nas pessoas. Ele reproduziu uma citação dizendo: Descubra o que você ama fazer e nunca mais precisará trabalhar. Podemos atestar que o discipulado é uma obrigação, mas o passo inicial não é estabelecer obrigações, pelo contrário, é levar o ouvinte ao verdadeiro discernimento de que é ato de amor que prova nossa obediência. Uma obrigação de quem ama a Deus. Após esta conclusão, vamos descobrir nas virtudes do discipulado que é impossível não se apaixonar por este processo.
    • Para entender o discipulado na dimensão que Cristo ensinou é preciso entender a profundidade de elementos como amor e serviço. A bíblia diz que Jesus amou seus discípulos até o fim. Uma das últimas mensagens que Jesus deixou foi à cerimônia conhecida como “lava pés”. Em resumo, discipulado é um vínculo de amar e servir gerado por Deus.

    Nenhum comentário: