quarta-feira, 29 de julho de 2009

Teologia da Prosperidade: Marketing na Igreja

Introdução
Para muitos evangélicos este é um tema "polêmico" e que divide opiniões. Nos últimos anos é sempre motivo para textos intermináveis sobre a Teologia da Prosperidade. Derivado deste assunto, a proposta deste post é Refletir sobre o Marketing na Igreja. Particularmente, eu conheço alguns líderes que usam o marketing como estratégia para valorizar suas ações. Eles acreditam que essas estratégias e ações são capazes de tornar o produto mais atraente. Basicamente consiste numa espécie de elaboração criativa de como "persuadir" os possíveis compradores, no caso da Igreja, os possíveis fiéis. Os mesmos justificam com a idéia de que essa "metodologia" é para tornar o Evangelho numa linguagem correspondente aos dias atuais. Quem é da área sabe usar isso muito bem.

Porém, pergunto: Deus está ultrapassado? Ele não tem uma mensagem específica que independente do Tempo? De qualquer maneira vamos considerar algumas coisas a seguir.

Diagnóstico
Uma prática que tem ficado comum nas igrejas são as estratégias de Marketing nas congregações. Encontros, Eventos, Congressos, Campanhas e todas as situações possíveis para tentar manter a Igreja com a agenda cheia de atrações. Propõe aos seguidores um evangelho mais "moderno" do ponto de vista da Sociedade justificando suas intenções em uma inovação que mais prejudica do que ajuda. Aos poucos, em uma visão de empreendedorismo, a Igreja tem tomado ares de uma empresa. Porém a aceitação e a utilização de alguns destes meios na forma de gestão de uma igreja traz conseqüências irreversíveis para a mesma.

Conseqüências
Ser cristão esta ligado inteiramente ao modo de vida que prima pelo exemplo de conduta, onde os valores e atributos estão acima daquilo que a humanidade tem por referencia. E uma das maiores características do Cristianismo e que tbem representa estes atributos é a Graça Salvífica. Todo contexto que se relaciona com a definição de Graça esta completamente amparada em uma idéia de Favor dispensado não merecido por qualquer atitude humana, mas por Amor Incondicional Divino. Este valor evidencia o Evangelho e conflita com as idéias de um "Cristianismo de Mercado". Toda e qualquer relação do Evangelho com algum preço, especificamente o preço de Salvação, Cristo pagou quando se sacrificou na Cruz pela humanidade. Ou seja, enquanto a humanidade estabelece preços por sua felicidade, amor e qualquer outra coisa, nós estabelecemos um preço que já foi pago por valores não corruptíveis como dinheiro. Talvez este seja o maior problema do marketing na igreja., pois as estratégias tendem a tornar a Igreja em um produto de Mercado, e assim como todo marketing, criam produtos com referencias irreais e que opõe os valores Cristãos. Ainda mais se levarmos em conta o fator "defraudaçã"o que atribuem qualidades inexistentes apenas para criar uma Imagem e expectativa, expectativa que não pode ser correspondida.

Leitura rápida sugerida O EVANGELHO BU$INE$$ - Pr Altair Germano

Maketing da Benevolência
Outra ação muito conhecida e condenada pela Bíblia esta em Mateus 6 Versículos:

1Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. "
2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,
4 para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.


Nesse caso são aqueles que fazem questão por alguma razão de mostrar que fazem obras sociais. A bíblia deixa muito claro que qualquer glória lhe rouba o galardão vindouro.

Existem aqueles que usam de propagandas apelativas no intuito de atrair as pessoas por suas obrigações cristãs. Não é difícil lembrar de exemplos, talvez os mais usados sejam as famosas "campanhas" dentro das Igrejas. Exploram o desconhecimento interpretativo da Bíblia propondo símbolos para "certificar" a fé. Tipo sal, flor, cajados, etc. Algumas dessas campanhas elevam o nível de deturpação chegando a vender produtos. Em outros casos, aproveitam da necessidade de obras sociais e criam produtos para explorar essa necessidade e assim vender. Os famosos exemplos de CDs de grupos de "adoração" que usam do apelo e fazem promessas de doar sua vendagem para missão. Anunciam a todos que irão investir em Missões. Nesses casos a idéia conflita com Texto de Mateus. Obs.: Nesses casos eu atesto que existem pessoas que desenvolvem um trabalho sério, porém a maioria usa destes artíficios para vender seus "produtos" com mais facilidade.

Concluindo
Mesmo que enumerando e até identificando alguns casos, não é possível compreender todos os danos causados. Entretanto é perfeitamente possível propor a solução. Ela é unica, exclusiva, artesanal, compreendida por atitudes de renuncia em favor do Evangelho de Cristo. Ela nasce na vinda do Salvador e sua proposta do Reino de Deus. Só existe um anuncio sobre: "Arrependei-vos, é chegado o reino dos céus!”

Fator que só pode ser compreendido por aqueles que de fato entendem que o Evangelho é gratuito, por aqueles que entendem que a Comunidade denominacional é uma extensão da Igreja Pessoa, por aqueles que de fato entendem que o Evangelho apregoa a igualdade, por aqueles que passam a amar a Cristo porque Ele simplesmente nos amou primeiro e não porque tem bênçãos em um Mercado. As marcas do Evangelho são conseqüências de vivê-lo e o nosso testemunho já é por si todo "marketing" necessário.

Espero que tenha contribuído.

--
Daniel Moreira



3 comentários:

Anônimo disse...

Achei bom seu comentârio, vivenciei esse tipo de doutrina, passei a discordar depois que comecei a perceber que faziam diferença dentro da igreja,alguns manipulavam o povo, constrangiam as pessoas, algumas igrejas tem metas para alcançar, fiquei muito triste com isso, mudei de igreja e hoje me sinto melhor!

Anônimo disse...

Oi, participo de um grupo de jovens e faço parte da coordenação de marketing dentro do grupo, acho importante difernciar o marketing visnado o lucro a venda do Cristo, do marketing Ide e levai o Evangelho a toda criatura.

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR SENHOR A TODOS.

VEJA EXISTE VARIOS METODOS SENDO APLICADOS PARA ATINGIR OBJETIVOS; DESIGNADOS ALCANÇAR ALMAS???QUANDO NA VERDADE DEUS NÃO PRECISE DE NENHUM DELES NEM DE MARKETING; TEATRO; ORATORIA; PSICOLOGIA; SUGESTÃO, ETC...
COISAS AS QUAIS O HOMEM ACREDITA QUE ALCANÇARA MAIOR NUMERO DE ALMAS, QUANDO NA VERDADE ELAS DEVEM SER ATRAIDAS POR CRISTO. NAO COM IPOCRESIA OU ILUDIDAS COM METODOS CRIADOS PELO HOMEM COM FIM DE APARECER A TODOS COMO UM "SUPER PASTOR", A SABEDORIA DE CRISTO ESTA ACIMA DESSAS PORCARIAS CRIADAS PELO HOMEM COM FIM LUCRATIVO; E SO VERIFICAR A HISTORIA DA HUMANIDADE E VERA QUE SATANAS CRIOU METODOS E NOMES PARA DEFINIR A DOENÇA CAUSADA POR ELE NO MUNDO.
E CLARO QUE A MELHOR MANEIRA DE ROUBAR ALMAS E DENTRO DA IGREJA E NAO FORA, POIS TODOS VAO A MESMA POR SUAS NECESSIDADES PESSOAIS E BARGANHAM PARA SUPRILAS, NÃO EXISTE AMOR POR CRISTO OU REVERENCIA É UMA SIMPLES TROCA, AOS QUE SE JULGAM SABIOS ANALISEM AS ESCRITURAS MAS NAO COM A VISAO QUE LHES ENSINARAM PEÇA AO "ESPIRITO SANTO" QUE ILUMINE E ABRA SUA MENTE PARA VERIFICAR QUE DEUS CONDENA TODO AQUELE QUE SE CHEGAR A ELE POR MERO INTERESSE EM RESOLVER SEUS PROBLEMAS PARTICULARES, SUAS DOENÇAS MAS NAO ESTAO LIGADOS NA VIDEIRA, APENAS SE ALIMENTAM DOS SEUS FRUTOS SEM ESTAREM DISPOSTO A DAR A VIDA PELO SEUS RAMOS.
VEJAMOS QUE A IGREJA SOMOS NOS E NAO AS PAREDES DE CONCRETO LEVANTADA QUE DERAM UM NOME, E POR ISSO O CORPO DE CRISTO ,A IGREJA ESTA MAIS DIVIDIDA DO QUE NUNCA POIS CADA UM PREGA PRA SI PROPRIO OU PARA SUA DENOMINAÇAO E NAO PARA SALVAR ALMAS E UM GRANDE MERCADO ONDE VOCE PODE ESCOLHER DO MAIS BARATO AO MAIS CARO COM OPÇAO DE MUDAR QUANTAS VEZES FOR NECESSARIO. ATE SATISFAZER SEU EGO LOGO CRITICANDO OS OUTROS OS QUAIS JA PROVARAM E OS CONDENA ACREDITANDO QUE HOJE ESTA CERTO, QUE VAI HORAR PARA QUE ELES COMPREM DO SEU E ATE CONVENCE-LOS PARA ISSO NUMA POLITICA ONDE SE PROMETE TUDO O QUE POSSA SONHAR MAIS QUE NO FINAL TERMINA NA MESMA COISA.
E POR ISSO QUE DIZ A SALVAÇAO E "INDIVIDUAL" NAO DEPENDE DAS PAREDES, NEM DE PASTOR, NEM DE NINGUÉM APENAS DE VOCE MESMO E CLARO O FOC PRINCIPAL CRISTO QUE MORREU POR TODOS NOS.
ENTAO ORAR, JEJUAR, FAZER MILAGRES, ETC, NAO TE DARA A SALVAÇAO E O QUE A BLIA DIZ NO LIVRO DE MATEUS NEM TODO QUE DIZ SENHOR ENTRARA NO REINO DO CEU , MAS AQUELE QUE FAZ MINHA VONTADE.
E SE VC ÑAO SOUBER DICERNIR QUAL A VONTADE DELE TUDO ISSO SERA EM VAO.

E DIFICIL A MENTE HUMANA SUPORTAR TAL VERACIDADE POIS DANIFICA A PROGRAMACAO EM SUAS MENTES E COMFLITA POIS SAO INCAPAZES DE RACIOCINAR POR SI PROPRIO, PRECISA SER PROGRAMADOS COM FILOSOFIAS, MARKETING, ORATORIA, SUGESTAO, PSICOLOGIA, TEATRO ESTUDOS CRIADOS PELO HOMEM INVENTADO COM FIM LUCRATIVO E QUE PROPORCIONAM GRANDE LUCRO POIS E A MELHOR FORMA DE PERSUADIR OUTROS INDOUTOS ARTIMANHA USADA POR SATANAS PARA ENGANAR "ADAO E EVA".