sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Namoro de Crente - Instruções Sobre



O que é nAMORo?

Hoje em dia, confunde-se namoro com flerte, aventura e relacionamento sem compromisso. O chamado “ficar” parece ter chegado para ficar. É comum ouvir jovens dizendo: “Eu só fiquei com ele naquele dia; não foi nada sério”.

Mas o namoro (namoro, mesmo!) é uma das etapas necessárias para um feliz casamento. É a fase do conhecimento, que precede o período de preparação, o noivado. Na palavra “namoro” está contido “amor”, evidenciando que não se trata de um período sem importância. O nAMORo verdadeiro é para pessoas que se amam, e não para aquelas que apenas têm uma atração passageira.

Quando pensar em nAMORo?

Quando atingir a maturidade, período que só vem após a adolescência, fase de transição entre a infância e a juventude. Como não se trata de passatempo, mas de uma importante etapa, só deve pensar no assunto quem está determinado a casar. Quem namora por namorar está começando errado e sofrerá as conseqüências (Gl 6.7). O jovem que pensa em namoro deve se preocupar com as condições mínimas para um futuro casamento.

Deus ajuda aqueles que se esforçam e têm vontade de trabalhar (Jó 5.7; Pv 31.27). Quem namora, deve ter somente um alvo: o casamento. E deve estar trabalhando em prol de tal realização.

Certo jovem queria namorar uma moça, e esta lhe impôs uma condição: “Eu quero que você converse com o meu pai”. O rapaz concordou e pediu permissão ao pai da jovem para namorá-la. Começou, então, o interrogatório:

— Você trabalha? — perguntou o pai da jovem.
— Não, mas Deus vai me ajudar — respondeu o rapaz.
— Você estuda?
— Não, precisei parar. Mas Deus vai me ajudar.
— Você tem idéia de como sustentará uma família?
— Não, mas tenho certeza de que Deus me ajudará...

Ao ouvir as repetitivas respostas, o pai disse à moça: “Minha filha, eu não sabia que agora sou Deus...”

Como encontrar a pessoa ideal para nAMORar?

Quem pensa em nAMORar de verdade, tendo como objetivo o matrimônio, deve atentar para duas coisas importantes. Primeiro, deve orar com fé, esperando no Senhor (Sl 40.1), pois Ele é poderoso para preparar a pessoa certa (Pv 19.14). Ao mesmo tempo, deve procurar (Pv 18.22), porque em tudo, na vida, existe a parte de Deus e a do homem (Pv 16.1). Jesus só faz a sua obra quando fazemos a nossa parte (Tg 4.8; Jo 11.39-44).

Como procurar um(a) nAMORado(a)?

O jovem cristão deve ter cuidado com os profetizadores casamenteiros (Ez 13.2,3; Ap 2.20), pois os dons espirituais não servem como parâmetro para uma tomada de posição quanto ao namoro. Suas finalidades são edificação, exortação e consolação (1 Co 14.3). Muitas pessoas são infelizes em sua vida conjugal porque deram ouvidos a falsos profetas; nAMORo é coisa séria. Não se deve permitir que a escolha tenha a interferência de terceiros, exceto os pais, que devem sim aconselhar e ajudar os filhos nessa tomada de decisão. Deve-se orar e procurar uma pessoa, segundo os critérios contidos na Palavra de Deus.

Na procura, é necessário buscar qualidades, como a espiritualidade (1 Co 2.14-16; 5.11) e a beleza interior (Pv 15.13). Muitos se preocupam demasiadamente com a beleza física, que é enganosa (Pv 31.30). Esquecem-se de que a beleza da alma é a mais importante (1 Sm 16.17) e permanece mesmo com o passar dos anos, enquanto a exterior é ilusória, passageira e morrerá tal como uma flor (Pv 11.22; 1 Pe 1.24,25).

É preciso se preocupar também com a compatibilidade (Am 3.3). Antes de começar um namoro, deve-se verificar se não há incompatibilidades religiosa, social, etária, cultural, etc. A mais perigosa é a religiosa (2 Jo 10,11), também conhecida como "jugo desigual". Considerando que a Bíblia chama os incrédulos de filhos do diabo (1 Jo 3.10), relacionar-se com um significa ter o Diabo como sogro, não é mesmo?

Muitos jovens pensam que podem namorar uma pessoa descrente para ganhá-la para Jesus. Fazer isso, no entanto, é o mesmo que se jogar em um poço para salvar alguém que caiu lá. E ninguém faria isso. Deve-se jogar a “corda” do evangelho para o não-crente se salvar, mas sem nenhum envolvimento sentimental. O apóstolo Paulo ensinou que não devemos nos prender a um jugo desigual com os infiéis (2 Co 6.14-18).

Que cuidados se deve tomar em um nAMORo?

É necessário ter a preocupação de não exceder nas intimidades (2 Tm 2.22). Não é preciso se sentar a um metro de distância nem pedir para alguém ficar entre os dois. Todavia, não se deve confundir carinho com carícias, as quais devem ser guardadas para o casamento (Pv 6.27,28; 20.21). Para isso, é preciso vencer as concupiscências (Tg 1.14,15; 1 Jo 2.15-17), seja a dos olhos (Gn 3.6; Js 7.21; Mt 6.22,23), seja a da carne (1 Co 6.19,20).

Quanto tempo deve durar o nAMORo?

Nem muito nem pouco. Geralmente, quem se demora no namoro é porque não tem vontade de casar. Alguns, após longos anos, casam, mas não são felizes. O motivo? É possível que o casamento tenha sido ocasionado por pressão, e não por amor verdadeiro. Por outro lado, quem namora pouco tempo, não se prepara suficientemente para o casamento e poderá ter problemas sérios de ajustamento conjugal.

Como conduzir o nAMORo de acordo com a vontade de Deus?

Leia sempre a Palavra de Deus (Sl 119.105); ore todos os dias (1 Ts 5.17; Jr 33.3); cultive o amor (1 Co 16.14; 13.4-8), pois, sem ele, não há razão para existir namoro; aprenda a renunciar; não seja sempre o(a) “dono(a) da verdade” (Fp 2.4); saiba viver em harmonia (Pv 17.1), aprendendo a “dar o braço a torcer” (Pv 15.1); seja fiel, pois, quem não é fiel no namoro, não o será no casamento. Quem ama de verdade se mantém fiel até o fim (Pv 5.15-20; Ml 2.14,15).

Retirado do Blog Ciro Sanches Zibordi

27 comentários:

Anônimo disse...

oi pastor, eu venho gostando de um grande amigo da escola, ele não é evangélico, mas eu sou.e ele tbm gosta de mim.
mas tenho medo de contar p minha mãe, pois ela me coloca muito medo com relação a esse tipo de relacionamento.....
o que eu faço?
por favor, me responda no e-mail
kellymellyssacat@hotmail.com.

que Deus lhe abençoe!!!

Juulia disse...

Pastor... sou filha de pastor também passo por um grande problema sobre o jugo desigual.. começei um namoro com uma pessoa católica apostólica tento de todas as maneiras traze-lo para Jesus..hoje vejo que nao deveria nem ter começado.Mas quero terminar com ele apesar de gostar muito dele, ainda queria tentar mais uma vez dando uma prensa nele.. afinal ele está acomodado com essa situação, nao move um dedo para mudar de religião.. devo esperar mais ou acabar de uma vez, o senhor acha que estou certa?! me responda no meu email
juliana-portugal-15@hotmail.com

por favor pastor estarei aguardando uma resposta sua!
abraços à familia! que Deus esteja com vc sempre!!!

Anônimo disse...

A paz do senhor pastor , eu estou pra ir na casa de uma menina que é da minha igreja ela tem 14 anos e os pais não são crentes , eu quero fazer uma pergunta: o senhor acha que pode dar certo por os pais dela não ser da igreja ? meu email tgtanapista@hotmail.com

Bárbara disse...

Olá, que reconheço que sua intenção com este artigo pode ter sido a melhor possível. Mas Deus, ao meu ver não estipula prazos para um namoro, não diz um lugar onde procurar um namorado. Basta somente se colocar diante Dele, que assim, tentando fazer a vontade Dele, será infalível... Não acho certo escolher um namorado(a) pela religião, pois o que salva alguém, não é a religião e nem um prédio chamado igreja, e sim Jesus Cristo.
Paz a todos.

Anônimo disse...

Daniel meu amado, palavras abençoadas suas viu. Tremendo, porque eu estive recentemente passando por muitas angústias no meu namoro, coisa bastante séria, mas esse blog valew a pena viu!

daniele disse...

olá querido pastor,eu conhecie um rapaz que se diz evangélico,no início pensei que que era conversa fiada,mais depois conversando mais com ele ,percebie que era verdade,so que ele é da adventista do sétimo dia ,e eu sou assembleiana,os nossos sonhos são exatamente iguais mais temos essas diferenças de crenças o que faço,percebo que ele gosta de mim mais,não to disposta a ceder,afinal de contas um de nós vai ter que ceder uma hora pra que der certo como devo agir?quero muito que der certo.....aguardo sua resposta fik na pazzzzzzzzzzzz

кємσℓι disse...

Nossa Amei seu Blog sou Crente, Isso deve ser mas divulgado porque os Jovens de hoje não pensam assim In felizmente.
Tenho 16 anos gosto de um rapaz Crente também só que enfelizmente ele não pensa como o Blog. espero fala com vc ! meu e-mail é kemoli_ketty@hotmail.com

Luanna disse...

Pastoor gostei muuito do seu blog, eu sou evangélica meu nome é Luana, namoro com um rapaz nãun crente, e há muuito tempo, meus pais conhecem ele maais nãun sabe. O q devo fazer terminar ou continuaar ?

Daniel Moreira disse...

Luanna,

infelizmente eu não posso tomar nenhuma decisão para vc. O que posso recomendar é o seguinte. Leia com bastante atenção

* Jesus quando escolheu seus discipulos, Ele estabeleceu critérios. Da parte Dele orou e estabeleceu exigencias. Quem quisesse segui-lo, teria que abrir mão de algumas coisas. Ele estabeleceu essas exigencias para que se alguem segui-lo, não seguissem apenas por motivações passageiras. Da mesma forma lhe digo em Cristo, ore e estabeleça critérios. Estou referindo critérios para vc.
* Quando o amor entre duas pessoas não se nivelam, isso é jugo desigual. O quero dizer é que se proponha a um amor com alguem que entenda o amor na mesma proporção que vc. Nós cristãos, amamos ao Senhor acima de todas as coisas, temos Ele como referencia para relacionarmos. Da parte do seu namorado, se ele não é cristão, ele não entende alguns valores que vc entende. Em termos práticos, ele tentará um relacionamento nos padrões do mundo e a bíblia diz que o mundo esta sob o domínio do maligno. Ou seja, ele será a brecha que Satanas precisa para tentar destruir e até marcar vc em seu relacionamento. Enquanto ele não optar por seguir a Cristo, a vida dele esta no curso deste mundo.


O que eu recomendo fazer:

1. Primeiro ore ao Senhor. Entenda e fale em oração que vontade de Deus sempre é melhor do que a nossa. Entender é reconhecer que Deus sabe o que é melhor para vc.
2. Fale educadamente com o seu namorado que mais importante que o namoro entre vc dois é Deus em sua vida, e que vc dois deveriam orar e buscar orientação de Deus atraves de um casal. Ao seu respeito Luanna, se vc não tem Deus como o maior amor da sua vida, então vc não converteu ainda. Isso não é opção, é direção. Se ele desistir significa que o seu namorado não te valoriza.
3. Fale com seu pais e peça a benção deles. Essencial
4. Crie algumas exigencias como: Ir a igreja com seu namorado, exigir que ele trabalhe e até planeje o tempo para que vc dois possam casar. Se ele desistir, significa que ele quer apenas curtir
5. Seja paciente. Tudo que é bom tem um preço alto.
6. Evite contatos fisicos sozinhos. Qualquer que seja o desrespeito dele, significa que ele não te respeita como deve. Se vc aceitar, vc esta aceitando um obra de Satanas em sua vida.
7. Cumpra sempre todas as coisas


Servir a Deus tem um preço alto, mas é totalmente recompensador

thiago tj 12 disse...

Eu estou gostando de uma menina da minha escola, ela é evangélica, mas de outro ministério!!
Eu tenho 15 anos e ela 16, e se eu namorar com ela, é pecado??

Daniel Moreira disse...

Thiago,

so existe um sentido para o namoro Cristão. Esse sentido se chama casamento. Como vc é muito novo e ela tbem, acredito que seria inviável. Pecado nao é.

Meu conselho seria:

* Ore e entregue a Deus esta situação. Entenda que mais importante do que ela em sua vida, é Deus. Matheus 10:37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
* Avalie seu tempo. Eclesiaste 3 - diz que há tempo para todas as coisas debaixo do céu. Sua realidade são os estudos, sua formação escolar, seu futuro académico, seus compromissos com sua igreja. Vc pode estar apressando passos que vc vai se arrepender pelo resto de sua vida.
* Se vc vive debaixo da dependência financeira dos seus pais, então vc não tem condição de assumir nenhuma responsabilidade de casamento.
* Antes de vc pensar em namorar, vc precisa pensar em algumas coisas: Existe a aprovação e a benção dos pais da moça e de seus pais, existe algum casal casado cristão que possa orientar.
* O que vc entende por namoro? Vc sabe qual orientação de Deus que vc deve seguir?

Se vc tem condição de observar todos os itens citados, entao vc pode namorar. Do contrario não.

Proponho pela sua idade que vc se informe sobre a corte cristã. Depois de entender, proponha a corte observando os mesmo itens que citei. Caso vc ou ela não queira, significa que nenhum dos dois querem um namoro santo e que tbem não valorizam um ao outro.

Orientacão nesses caso é tudo.

Se vc quiser conversar mais sobre isto, estou a disposição.

welbert_electro disse...

olá pastor tipo eu nao sou batizado, quero namora uma manina da igreja e ela que me namora eu eu agora estou muinto de ir na igreja adora o meu deus mesmo nao sendo crente e ela é crente agente pode namora ou nao ?

Daniel Moreira disse...

Biblicamente falando funciona da seguinte forma. Em corintios 6:14-16
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Jugo desigual é quando o amor entre duas pessoas não se nivelam. Nós cristãos, amamos ao Senhor acima de todas as coisas e queremos relacionar com Ele, termos Ele como nossa referencia para relacionarmos.

Na situação que vc está, não professando a mesma fé da jovem moça, a resposta é não.

Anônimo disse...

Pastor esse blog tem sido uma benção, o senhor esta certo de manifestar o q muitos ñ manifestam, q eh o desagrado com o jugo desigual e eu deixo uma pergunta no ar o que o apostolo Paulo acharia se visse hoje o jugo desigual e estes namoros ecumenicos???? e mais realmente o namoro ñ pod durar muito tempo, pois tbm as tentações da carne são muitas e podem se confundir carinhos com carícias e ate ir além então tem que seter em mente o casamento e ñ deve mesmo durar muito, Pastor Tem que usar cajado msm e o senhor demonstra que Deus esta feliz contigo pois vc tem falado o que ele manda ñ o que convém aos outros parabéns, que a paz do Senhor Jesus esteja convosco

Anônimo disse...

Paz Do Senhor, eu estou gostando de uma moça eu e ela frequentamos a mesma igreja da assembleia de Deus cantamos juntos na mocidade mais eu tenho cargo na igreja posso namorar ela? ou Deus nao se agrada.

Daniel Moreira disse...

Na verdade irmão, vc tem orar a Deus primeiro e procurar um casal que vc tem como referencia para acompanhar vcs.

Leiam estes dois textos e se oriente por eles

http://danielmoreira.blogspot.com/2011/05/sobre-o-namoro-cristao-diagnostico-e.html

http://danielmoreira.blogspot.com/2011/06/devocional-8-relacionamento.html

Anônimo disse...

oi pastor,tenho 14 anos e gosto de uma garota do grupo jovem da minha igreja sera que poderia namorar com ela.

Daniel Moreira disse...

Não deve... Vc precisa primeiro se formar e tornar independente, porque um Cristo sempre namora para poder casar.

a procura da felicidade disse...

pastor estou gostando de um pastor da minha igreja ele é solteiro e eu agora sou mas fui casada tenho 2 filhos já gosto mito dele e ele sabe devemos namorar ou será que não vai dar certo? me responda por favor estou aflita!

a procura da felicidade disse...

estou gostando do pastor da minha igreja sou separada e ele solteiro sem filhos tenho filhos e ele nenhum, ele sabe da minha situação ele é 9 anos mais velho que eu pastor me ajude pois não sei como me portar diante desta situação

Daniel Moreira disse...

Filha, estas coisas não podem ser avaliadas assim... Tudo exige o preço da oração. Busque esta resposta de Deus em oração.

Anônimo disse...

Paz, eu recebi um pedido de namoro de um dos pregadores de minha igreja e ele me disse que gosta muito de mim, eu faço parte do grupo de louvor tenho 17 anos e ele 26, mais eu estou confusa sobre o que eu sinto por ele, não sei se é amor, paix;o ou admiração pq ele prega muito, já disse para ele orar e eu estou orando, mais essa confusão continua e a resposta de Deus não chega. O que eu faço?

Daniel Moreira disse...

Continue orando.... Se Deus não respondeu não tem pq tomar a decisão.

Anônimo disse...

Oi pastor , amei muito seu Blog ! Sou evangélica e namoro com um rapaz também evangélico . Fui para pedir ao meu pastor para ele me batizar , mais aconteceu que dois dias depois ele me disse que não poderia mim batizar pois eu estava namorando , fiquei muito assustada pois eu nunca vi isso , ele disse tbm que eu tinha que esperar uma idade adequada pra mim casar , e se eu permanecer com ele eu perco cargo e oportunidade . Mas eu gostaria de saber se posso namorar ou não . Eu tenho 15 anos e ele 16 . Obrigada !

Daniel Moreira disse...

Obrigado irmã pelos elogios ao blog.

1) Eu recomendo você obedecer ao seu pastor. A bíblia diz em Hb 13:17 "Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."

2) Eu acredito que você é muito nova. Nem você e nem ele tem condições de assumir um ao outro financeiramente, emocionalmente.

Deus abençoe

Deyanne disse...

Olá Pastor! Eu namoro ja faz 4 anos com um rapaz e ele também, é crente da mesma igreja que eu.. ele tem 21 anos e não trabalha, só faz curso e já faz muito tempo que a gente namora e ele não fala muito sobre casamento, já falou algumas vezes mas nunca falou firme, sério em relação a isso. Eu gostaria de saber o que fazer, se eu termino esse namoro ou se eu fale com ele seriamente.. por favor me ajude, me diz o que eu devo fazer.
Aguardo a resposta.. meu Email é deyannelima@hotmail.com

Anônimo disse...

Paz, amado !?!

Reflita - Ore para encontrar, não "encontre" para orar !!!

-By: J.P.