domingo, 27 de janeiro de 2008

A necessidade da Reflexão de Assuntos Polemicos

Intro
Tentar escrever qualquer coisa traz o beneficio da reflexão; É preciso examinar, pesquisar, conferir e calcular. Apesar de tentar, é óbvio que tudo escrevo nunca terá a imparcialidade necessária aos olhos humanos. Meu ponto de vista é completamente influenciado por aquilo que creio. Minha leitura, conversa, ensaios e imitações, estão pré-dispostos a seguir a linha da fé cristã. Orgulho-me disto, pois não há pretensões maiores do que trazer uma mensagem de reflexão do ponto de vista cristão. Só que a medida que o tempo passa precisamos corresponder a expectativa e responder a evolução com as ferramentas existentes nos dias de hoje. Pois existe cristãos de todos os tipos, doutrinas, discursos e pretensões se envolvendo em atmosfera de escanda-los e sem fundamentos bíblicos que os justifique.

A proposta
Se possível polemizar... Vendo isto muitos podem dizer: Polemica é ruim e ofensiva! Mas poucos podem entender a oportunidade de crescimento e desenvolvimento que a polemica traz. Através dela, podemos desenvolver um fundamento sólido que não pode ser abalado por qualquer situação mal interpretada ou mesmo atrapalhada de alguém. Em outras palavras, um conhecimento discernido para aplicação prática em nossa vida.

Obedecendo essa direção é que vejo a necessidade do Evangelho ser defendido tratando de assuntos mais complexos e que comprove a fé, para que ele não seja motivo de má interpretação. E a ferramenta mais eficaz para se tratar de assuntos como este é a reflexão a luz da Bíblia, pois apenas ela traz o entendimento necessário para a libertação. "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:32

Diferentemente de textos que discutem a idéia de trazer a reflexão de assuntos com teor complexo e elevado, mostrando a importância da reflexão teológico-pastoral sobre as várias dimensões da existência humana, escrevo para mostrar a importância de reflexão pessoal constante na palavra da verdade. Estarmos sensíveis a inspiração que Deus nos proporciona para a libertação da nossa própria vida e o discernimento de sua vontade. As mensagens, sejam pensadas, pregadas, faladas e cantadas são poderosos instrumentos que Deus plantou em nossos corações para gerar frutos para sua Grande Obra. Assim quero testemunhar e propor através desta mensagem, a criação de um hábito constante de reflexão diária dos irmãos.

"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice" I Co 11.28

Examinar a si mesmo e ter a auto-critica de se enxergar a luz da Palavra. Repensar e conferir se as ações condizem com o Evangelho.

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." Mateus 7:24

Conclusão
Não espero que esta blog seja a direção pensante daqueles que o lêem, mas quero ajudá-los a caminhar consistentes na fé. Conhecer a si mesmo como Cristão e observar todo o contexto a nossa volta para que a nossa reflexão seja sempre a resposta de Deus para o momento, este sim é, um dos critérios revelados por Deus para este espaço.

Nenhum comentário: